Feira do Livro de Ribeirão tem projeto de produção literária para estudantes.
Projeto “Combinando Palavras” promove produção literária para os estudantes e encontros com autores nacionais; Feira acontece em 20 a 28 de agosto.

Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto promove projeto de produção literária (Foto: Divulgação / Sté Frateschi).

Desde o início do ano, alunos matriculados nas escolas de Ribeirão Preto, bem como os professores, se preparam para a 21ª edição da FIL (Feira Internacional do Livro), por meio do Combinando Palavras – projeto socioeducativo que fomenta o acesso à literatura e a prática da leitura para estudantes de diferentes faixas etárias. A ação faz parte das atividades de formação da feira desde 2017.

Neste ano, a FIL acontece de 20 a 28 de agosto, no formato híbrido com atividades para o público presencial e outras transmitidas pela internet. Com foco na educação e no valor da leitura para a capacitação pessoal e identidade cultural, a FIL vem desenvolvendo oficinas de didáticas pedagógicas e atualização da obra dos nove autores brasileiros que estarão ao vivo na feira neste ano: Ryane Leão, Cristiane Sobral, Olívio Jekupé, Eliana Alves Cruz, Ferréz, Luiza Romão, Daniel Munduruku, Eduardo Spohr e Luiz Puntel.

O objetivo das oficinas é agregar referências aos professores que estimulam as produções autorais dos alunos em sala de aula. Os trabalhos serão apresentados aos escritores durante um encontro especial e presencial na FIL. “É uma forma de promover o abraço de quem escreve com quem lê, principalmente neste ano, que estaremos reunidos novamente no formato presencial”, explica Adriana Silva, curadora da 21ª FIL e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Para participar do Combinando Palavras, cada unidade escolar se inscreveu para o autor que gostaria de trabalhar. O projeto é uma realização da Fundação do Livro e Leitura e do Sesc, apoiados pela Diretoria de Ensino, Secretaria da Educação, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, Adevirp, Marista Escola Social Ir. Rui, ETEC José Martimiano da Silva e Rede Escolar Sesi-SP.
Entre os dias 22 e 26 de agosto, durante a FIL, os alunos terão um contato direto e ao vivo com os autores que estarão presentes nos palcos dos teatros Municipal e Pedro II, em Ribeirão Preto.

Cultura | ACidadeON/Ribeirao