5G no Brasil: com mudança no sinal de TV, moradores da região de Ribeirão Preto podem ter parabólica digital gratuita; entenda
Em Ribeirão, Franca, Barretos e Sertãozinho, benefício deve contemplar ao menos 21 mil famílias de baixa renda. Agendamento para troca de equipamentos está previsto em cerca de 30 cidades.
Moradores de cerca de 30 cidades da região de Ribeirão Preto (SP) já podem agendar a troca gratuita da antena parabólica tradicional pela digital para se adaptarem às mudanças estruturais da gradativa introdução do sinal 5G no Brasil.
Nesses municípios, o benefício é garantido a aproximadamente 30 mil famílias de baixa renda, e a alteração é importante para garantir a qualidade das transmissões de TV, já que as atuais parabólicas operam na mesma frequência do novo sinal de dados móveis que já está em operação em diferentes partes do país.
Somente em Ribeirão Preto, Franca (SP), Barretos (SP), Sertãozinho (SP), as quatro maiores cidades da região, a gratuidade é prevista para 21 mil residências.
Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado, instituição não governamental criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que dá apoio à migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas. Nos tópicos a seguir, entenda como funciona a troca pela antena digital.
- Por que a mudança é necessária?
- Quais as vantagens da parabólica digital
- Tenho direito à antena digital gratuita?
- Onde o agendamento já acontece
Por que a mudança é necessária?
O 5G funciona na banda C, a mesma utilizada para transmissões da parabólica tradicional. Por conta da implantação da nova tecnologia de transmissão de dados, o atual sinal de TV poderá ficar prejudicado por interferências e imagem travada ou mesmo ser interrompido.
Por isso, é necessária a utilização de uma banda diferente, por meio das antenas parabólicas digitais.
A mudança não é necessária para quem vê televisão com antena digital espinha de peixe, antena digital interna e TV por assinatura.
Por g1 Ribeirão Preto e Franca