Feira Internacional do Livro durante edição de 2019 em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Divulgação

Evento, cancelado em 2020, não terá a presença física de público devido à Covid. Na programação, entre os dias 20 e 29, estão nomes como Mia Couto, Sérgio Vaz e Ignácio de Loyola Brandão.
A 20ª edição da Feira Internacional do Livro (FIL) de Ribeirão Preto (SP) será realizada entre os dias 20 e 29 de agosto, no formato on-line, por causa da pandemia de Covid-19.
Em 2020, o evento precisou ser cancelado também por conta da doença, mas a semana de debates e palestras on-line foi feita para marcar os 20 anos da feira na cidade.
Para este ano, a organização espera alcançar um público de 20 mil pessoas de cerca de 18 países. As transmissões ao vivo pela internet serão realizadas diretamente do Theatro Pedro II, da Biblioteca Sinhá Junqueira, do Centro Cultural Palace e do Espaço Infantil – Biblioteca Sesc.
Segundo a Fundação do Livro e Leitura, as palestras terão plateia on-line e ao vivo, com interação digital. Além disso, equipe e convidados que participarão presencialmente dos eventos serão testados para a Covid e usarão máscaras e protetores faciais.
A temática escolhida para a programação de 2021 é “Velhas e Novas Utopias”. O objetivo é promover a discussão e participação popular em debates sobre a democratização do acesso à literatura.
Homenageados
A feira on-line manteve os nomes da edição que ocorreria no ano passado e vai homenagear o escritor moçambicano Mia Couto e a escritora mineira Conceição Evaristo.
Para autor local, a organização elegeu Carlos Alberto Ferriani. A professora homenageada é
Elaine Assolini e o patrono do evento é Paulo Roberto Oliveira.
A autora infanto-juvenil homenageada é Semíramis Paterno. Na área da educação, o geógrafo Milton Santos será lembrado e o sociólogo francês Edgar Morin também recebe homenagem especial.
Atrações
O evento deve contar com 60 atividades que totalizam 110 horas de programação gratuita. As transmissões terão intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e legendas. Até o momento, nove escritores confirmaram presença no evento:
  • Cidinha da Silva
  • Conceição Evaristo
  • Ignácio de Loyola Brandão
  • Jessé Andarilho
  • Mel Duarte
  • Mia Couto
  • Milton Hatoum
  • Renan Inquérito
  • Sérgio Vaz
Por G1 Ribeirão Preto e Franca