Centro de Saúde Mental 24h começa a funcionar em Ribeirão Preto, SP, nesta segunda-feira (7)

Espaço possui 20 leitos e vai oferecer tratamentos de urgência, bem como agendamento de consultas. Veja como atendimentos vão funcionar.

Ribeirão Preto (SP) inaugura, nesta segunda-feira (7), um Centro de Saúde Mental com atendimentos 24 horas por dia, com acompanhamento e urgência para pacientes psiquiátricos.

A unidade conta com 20 leitos de observação, em que os pacientes poderão ficar entre sete e dez dias. Além disso, o centro vai oferecer atendimento ambulatorial pós-alta, com o retorno dos pacientes já agendados.

Dos leitos disponibilizados, três são isolados e reservados exclusivamente a crianças e adolescentes. O corpo clínico conta com psiquiatras, médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, e o custo mensal de manutenção do local para a Prefeitura é de aproximadamente R$ 700 mil.

Saúde mental

A expectativa é que o novo Centro de Saúde Mental melhore a qualidade do atendimento e ajude a diminuir o número de leitos convencionais ocupados nas unidades de pronto atendimento, por onde passam cerca de 2,5 mil pacientes psiquiátricos por ano na cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em 2020 Ribeirão Preto registrou 508 solicitações de internação psiquiátrica, mas apenas 312 pacientes foram de fato internados. Ainda de acordo com a pasta, em média sete pacientes psiquiátricos são atendidos por dia no sistema municipal de saúde, a maioria com quadros graves e situações de crise.

Serviço – Centro de Saúde Mental 24 horas

  • Onde: Avenida Jerônimo Gonçalves, 466 – Centro – Ribeirão Preto-SP
  • Funcionamento: todos os dias, 24h.

Por g1