A dirigente do Sincomerciários, Regina Pessoti Zagretti participou de videoconferência, realizada no dia 14 de abril com o prefeito Duarte Nogueira, o secretário municipal de saúde e lideranças setoriais da cidade. O mote da reunião foi a grande necessidade de retomada do ciclo econômico na cidade e a reabertura, mesmo que de forma gradual das atividades no comércio varejista.
A opinião do sindicato é a de que é preciso encontrar medidas de proteção aos direitos dos trabalhadores e manutenção dos empregos e que a reabertura se faz urgente, mas que deve ser feita baseada nas informações técnicas da área da saúde e científica. “Não podemos colocar a vida doas pessoas em risco, em primeiro lugar a defesa da vida”, ressaltou a presidente.
Após dissertação do secretário da saúde, Sandro Scarpelini, sobre o atual cenário da COVID-19, em Ribeirão Preto, onde esclareceu, por meio de levantamentos técnicos, que no momento, o crescimento do número de casos na cidade é menor do que o esperado, dessa forma, o prefeito Duarte Nogueira e sua equipe sinalizaram que há a possibilidade de flexibilização da quarentena após o dia 22 de abril
De acordo com a reunião a REABERTURA DO COMÉRCIO está facultada à uma rigorosa conduta das regras sanitárias como o uso irrestrito das medidas protetivas, máscaras, álcool em gel em todos os estabelecimentos, distância mínima entre as pessoas e medidas que impeçam aglomerações. Indivíduos do grupo de risco deverão continuar em isolamento e lugares como: igrejas, cinemas, escolas, entre outros, devem permanecer fechados.
O prefeito Nogueira enfatizou que, se a situação se agravar e os números não se mostrarem satisfatórios ele será obrigado à decretar novas medidas de suspensão das atividades comerciais e de isolamento social na cidade, para combater a COVID-19.
 “Se a reabertura do comércio, for efetivada será muito importante para as empresas e para os trabalhadores, vamos reforçar para que as empresas cumpram todas as medidas de proteção à vida do trabalhador comerciário, dando todo o apoio necessário, a abertura é extremamente importante, mas a vida é um bem maior”, destaca a presidente.