Covid-19: shoppings de Ribeirão Preto e Franca reduzem horários; comércio tem abertura alternativa
Ribeirão Shopping, Santa Úrsula e Iguatemi funcionarão das 12h às 20h a partir desta semana. Sindicatos recomendam que demais lojas de Ribeirão Preto abram entre 8h e 18h ou 9h e 19h.
Os shoppings de Ribeirão Preto (SP) e de Franca (SP) anunciaram reduções no horário de funcionamento como forma de prevenção contra a transmissão do novo coronavírus (Covid-19). No comércio de Ribeirão, a recomendação é de que as lojas funcionem em horários alternativos para reduzir as aglomerações.
O Ribeirão Shopping e o Shopping Santa Úrsula confirmaram que, a partir desta terça-feira (17) até 1º de abril, funcionarão das 12h às 20h, de segunda a domingo.
“Além disso, já foram adotadas uma série de medidas, no sentido de intensificar ainda mais a limpeza e higienização nas dependências dos empreendimentos”, comunicou.
O Shopping Iguatemi também confirmou o mesmo horário de funcionamento reduzido, mas a partir de quarta-feira (18).
“Essa é uma medida responsável de cuidado e respeito com o próximo, que faz parte das ações de mitigação dos possíveis impactos do COVID-19 (coronavírus) e está de acordo com os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades da Saúde”, informou.
Em Franca, o Franca Shopping reduz o horário de atendimento a partir desta quarta-feira (18). Segundo a administração, as lojas e os restaurantes do centro de compras passam a atender das 12h às 20h.
O estabelecimento também implementou uma campanha de conscientização para clientes e lojistas, a fim de colaborar com as orientações feitas pelas autoridades brasileiras. Os frequentadores têm à disposição pontos de uso de álcool em gel nas praças de alimentação e próximo aos banheiros.
Lojas do Centro de Ribeirão Preto
Para as demais lojas de Ribeirão Preto, o Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp) e o Sindicato dos Empregados do Comércio (Sincomerciários) recomendaram a adoção de dois horários alternativos, das 8h às 18h ou das 9h às 19h, como forma de reduzir a concentração de pessoas nas ruas sem alterar a carga horária dos funcionários.
Além disso, o Sincovarp e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Ribeirão Preto (CDL) criaram uma central de atendimento com orientações aos lojistas sobre a prevenção da doença que funciona das 8h às 18h pelo telefone (16) 3625-6924.
A Associação de Comércio e Indústria de Ribeirão Preto (Acirp) havia informado até então que acompanha a evolução da pandemia e está atenta às orientações das autoridades de saúde, mas que não tem autonomia para deliberar sobre a abertura das lojas, prestadores de serviços e indústrias.
“O que entidade orienta é que seus associados e os setores da economia em geral sigam as medidas preventivas de acordo com as recomendações dos órgãos competentes, mas entende ser necessário que no enfrentamento da pandemia as autoridades encontrem soluções que garantam o abastecimento dos produtos e serviços necessários para a população”, informou.
Fonte: G1