Esquadrilha da Fumaça: Show aéreo em Ribeirão terá piloto da cidade.
Piloto militar Vinícius Moreno, estará em solo na locução da apresentação que acontece no próximo domingo (31), no Parque das Oliveiras, zona Oeste da cidade.

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Ribeirão Preto está prevista para o dia 31 de julho (Foto: Ten. Marcus Lemos/FAB)

O piloto militar Vinícius Moreno confirmou presença na apresentação da Esquadrilha da Fumaça que acontece no dia 31 de julho, às 13h30, em Ribeirão Preto. O show aéreo será realizado no Parque das Oliveiras, zona Oeste, conhecido popularmente como Cristo Redentor.
Natural do Alto do Ipiranga, na região Oeste de Ribeirão Preto, Moreno estará desta vez em solo, no comando da locução do espetáculo que terá duração de 35 minutos e cerca de 50 acrobacias. O piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) integra desde 2019, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

A entrada do evento será totalmente gratuita. Aqueles que quiserem, poderão fazer a doação voluntária de um quilo de alimento não perecível, destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto, que repassará as doações a entidades assistenciais da cidade

A apresentação contará com sete aeronaves A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira, quinta aeronave adotada na história da Esquadrilha, sendo utilizada desde 2015, após um período de dois anos de implantação e adaptação. Cada posição de voo tem uma função específica.

A Esquadrilha da Fumaça nasceu no Rio de Janeiro, através da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica que, em suas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo, com o objetivo de mostrar aos cadetes a capacidade e segurança dos aviões, incutindo-lhes confiança e motivando-os para a pilotagem militar.