Prefeitos do estado de SP se reúnem em Ribeirão Preto para 65º Congresso Estadual dos Municípios

Até 11 de maio, cidades discutem iniciativas e temas como segurança nas escolas e repasse de tributos. Governador de São Paulo e presidente da Alesp estão confirmados para abertura.

Prefeitos de diferentes cidades de São Paulo e autoridades de outras partes do país se reúnem em Ribeirão Preto (SP), a partir desta terça-feira (9), para a 65ª edição do Congresso Estadual dos Municípios, evento voltado à discussão de diferentes políticas públicas.

A abertura deve contar com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), além do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL).

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), foi convidado a participar do encerramento do congresso, no dia 11, mas sua assessoria de imprensa informou que não previsão de que ele participe.

O evento, que volta a Ribeirão Preto depois de 42 anos, é organizado anualmente pela Associação Paulista dos Municípios (APM) e tem, em 2023, o tema “Município Forte. País Desenvolvido.”

Além de gestores e servidores, moradores em geral podem participar do congresso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da APM.

Discussão de políticas públicas

Ao todo, são esperados mais de quatro mil representantes dos 645 municípios paulistas, que vão participar de painéis e discussões em quatro palcos, com cerca de 200 palestrantes convidados, no Centro de Eventos Taiwan, zona sul da cidade.

Até segunda-feira (7), pelo menos 250 prefeitos haviam confirmado presença. A expectativa é de que, ao final do congresso, um documento conjunto, e assinado por diferentes representatividades, reforce pedidos sobre a reestruturação do pacto federativo a partir da nova reforma tributária e o fortalecimento dos municípios na participação das receitas públicas.

O prefeito de Ribeirão Preto vai aproveitar a visita de Tarcísio para tratar de questões referentes à realização da Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola do país, para o ano que vem, além de reforçar um pedido de implantação de um macroanel viário na região.

Além disso, ao longo do congresso um dos assuntos de destaque é a segurança nas escolas, que deve ser debatida no dia 10, por especialistas e representantes de entidades como Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Fundação Desenvolvimento para a Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime).

O congresso terá a exposição de iniciativas municipais que podem servir de referência para outras localidades, além de um espaço do Sebrae voltado à difusão de informações sobre boas práticas de empreendedorismo.

Durante o evento também será entregue o Prêmio ‘Governador Franco Montoro’ às prefeituras paulistas com melhor classificação em índices fiscais, sociais e de gestão da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em 2021.

Serviço

  • O que: 65º Congresso Estadual dos Municípios
  • Quando: de 9 a 11 de maio
  • Onde: Centro de Eventos Taiwan (Avenida Dr. Francisco Gugliano, 2710, Royal Park – Ribeirão Preto-SP)
  • Entrada: gratuita e aberta ao público mediante inscrição
  • Inscrições: pelo site da Associação Paulista dos Municípios

 

Por g1 Ribeirão Preto e Franca