Programa prevê castração de 1,3 mil animais em Ribeirão Preto.

Prefeitura de Ribeirão Preto abriu licitação para contratação de empresa para castração de cães e gatos.

Leonardo Santos | ACidadeON/Ribeirao .

Licitação para contratação de empresa para castração de cães e gatos foi publicada nesta terça-feira (2) – Foto: Divulgação/CCS.

Prefeitura de Ribeirão Preto abriu nesta terça-feira (2) licitação para contratação de uma empresa para realização de castrações de cães e gatos na cidade. O projeto prevê a castração de 1.361 animais domésticos no prazo de um ano. 

De acordo com o edital, a prefeitura vai definir um posto de cadastramento para que os moradores possam incluir seus bichos de estimação no projeto.

Contudo, será necessário passar por um processo de seleção, que levará em conta a situação social das famílias tutoras dos animais (beneficiários do Auxílio Brasil ou BPC, famílias com renda de até um salário mínimo por pessoa), cães e gatos abandonados e ONGs de proteção animal, por exemplo.

Para ser realizado o procedimento cirúrgico de um animal de rua, um munícipe deve “apadrinhar” o animal, assinando um termo de responsabilidade, comprometendo-se a cuidar deste pelo período necessário após o processo cirúrgico.

Caso existam vagas remanescentes, o serviço será disponibilizado para a população em geral.

Identificação de animais domésticos

As empresas interessadas em participar da licitação têm até as 14h do dia 15 de agosto de 2022 para apresentação das propostas. Os envelopes serão abertos no mesmo dia. O valor estimado para contratação do serviço é de R$ 249,9 mil.

Segundo a prefeitura, a medida é necessária por conta de um convênio firmado com o governo estadual, que pretende implementar um programa estadual de identificação e controle da população de cães e gatos.