Vestibular 2023: Unicamp anuncia abertura das inscrições.

Interessados podem se inscrever para o processo seletivo até 2 de setembro; universidade oferece cerca de 2,5 mil vagas.

Da Redação | Da Redação .

As provas da primeira fase do Vestibular Unicamp serão realizadas em novembro (Foto: Divulgação).

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu nessa segunda-feira (1/8) as inscrições para o Vestibular Unicamp 2023.  As inscrições poderão ser feitas até o dia 2 de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest, a comissão responsável pelo vestibular.  Clique aqui para se inscrever no Vestibular Unicamp 2023.

O Vestibular Unicamp 2023 oferece cerca de 80% das vagas de ingresso na Universidade, ou seja, 2.540 vagas distribuídas em 69 cursos. A taxa de inscrição é de R$ 192 e poderá ser paga até dia 9 de setembro.

Os candidatos podem escolher até dois cursos, desde que da mesma área.

O Manual do Ingresso 2023 está disponível para consulta na página eletrônica da Comvest.

Calendário

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2023 será realizada no dia 6 de novembro de 2022, e a segunda fase acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro de 2022. Então, uma das novidades é a antecipação da segunda fase do Vestibular para dezembro (antes ocorria em janeiro). O objetivo é antecipar o processo de convocação dos aprovados, com a divulgação da primeira chamada no início de fevereiro de 2023.  Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (com envio de vídeos pela internet, entre 19 e 30 de setembro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023. O edital com as normas do Vestibular Unicamp 2023 já está disponível no site da Comvest.

Novidades  

Além da mudança na data de aplicação da segunda fase, outra novidade é a inscrição antecipada de candidatos oriundos de escola pública, na modalidade Enem-Unicamp.  Ao realizarem a inscrição no Vestibular 2023, candidatos de escolas públicas que optaram pelo PAAIS (opção ensino médio) e/ou cotas étnico-raciais, já estarão automaticamente inscritos gratuitamente na modalidade Enem-Unicamp 2023, não sendo necessária nova inscrição em novembro.
Ainda no âmbito da inclusão social, e visando facilitar o procedimento de heteroidentificação de candidatos optantes pelas cotas étnico-raciais, a Comvest usará a tecnologia de reconhecimento facial, a partir de imagens que já terão sido coletadas durante a segunda fase do vestibular. Assim, todos os candidatos cotistas aprovados que vierem a ser validados pelo reconhecimento facial, estarão liberados do procedimento padrão das bancas de averiguação, utilizado nos últimos anos. A Comvest ressalta que a etapa de reconhecimento facial não excluirá nenhum candidato, valendo apenas para pareceres positivos no processo de heteroidentificação.

Provas
Em relação ao formato das provas, serão 72 questões de múltipla escolha na primeira fase, com cinco horas de prova.
Na segunda fase, haverá a redução de duas questões na prova de Linguagens e a transferência das duas questões interdisciplinares de ciências da natureza para o primeiro dia de prova.O ajuste das questões irá permitir que os candidatos tenham mais tempo para responder às questões, sobretudo no segundo dia de provas. O tempo para realização está mantido em cinco horas em cada dia de prova.

Cidades
A primeira fase será aplicada, no Estado de São Paulo, em 31 cidades: Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara DOeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Isenção da taxa  

Neste ano, 8.454 estudantes foram beneficiados com a isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2023 como para a modalidade Enem-Unicamp 2023. Os candidatos contemplados deverão acessar um formulário específico e usar o código de isento para efetuar a inscrição sem gerar boleto.

Manual do Ingresso 2023, Lives e aplicativo do Vestibular

A Comvest disponibiliza um aplicativo gratuito, a partir do qual os estudantes podem receber alerta sobre as datas importantes do vestibular, além de ter acesso rápido às informações mais relevantes. O aplicativo “Vestibular Unicamp” pode ser baixado gratuitamente.

A Comissão programou uma série de eventos online, com transmissão ao vivo, para facilitar a participação dos candidatos interessados em tirar dúvidas e esclarecer informações sobre as modalidades de ingresso nos cursos de graduação da Unicamp.