Primeiro painel desta sexta-feira (13) do ‘Pensar Brasil’ aborda temas referentes à proteção ao trabalhador
Mesa de discussão conta com quatro especialistas

O primeiro painel desta sexta-feira, 13 de maio, do Congresso “Pensar Brasil” – Diálogo sobre trabalho, desenvolvimento e futuro teve início após o pronunciamento do presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta.

O painel, que aborda temas referentes à proteção do trabalhador, reúne quatro profissionais:

·        Gabriela Delgado, advogada e professora associada de Direito do Trabalho dos Programas de Graduação da UNB. Pesquisadora Coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania (UnB/CNPq). Pós-Doutorado em Desigualdades Globais e Justiça Social: diálogos sul e norte pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e seu Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais (FLACSO/BRASIL). Pós-Doutorado em Sociologia do Trabalho pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP). Autora de livros e artigos jurídicos em sua área de especialização.

·        Delaíde Arantes, foi Presidente do Instituto Goiano de Direito do Trabalho – IGT (do qual é sócia fundadora). Foi vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB – GO e a primeira presidente mulher da AGATRA – Associação Goiana de Advogados Trabalhistas e Conselheira da ABRAT – Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas. É ministra do Tribunal Superior do Trabalho desde março de 2011.

·        José de Lima Ramos Pereira, chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), foi empossado em 2021 no cargo de procurador-geral do Trabalho, para o biênio 2021-2023. Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e doutorando em Direito, foi coordenador nacional de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho (Conafret) do MPT, membro da 2ª Subcâmara de Coordenação e Revisão do MPT e vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho (CSMPT). Também comandou as procuradorias regionais do Trabalho de Ceará, Rondônia e Rio Grande do Norte. Além disso, foi autor de livros e artigos publicados e recebeu prêmios e títulos pelas ações e trabalhos desenvolvidos.

·        Gérson Marques, doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Ingressou no Ministério Público do Trabalho em 1993. Desde 2020, é subprocurador-geral do MPT. É professor da Faculdade de Direito da UFC e membro-fundador da Academia Cearense de Direito do Trabalho.

Durante o painel, Gabriela Delgado falou sobre seu livro chamado Plataformas Digitais de Consumo – Perspectivas e Desafios de Proteção Justrabalhista para o Divulgador Digital. O livro foi publicado com o apoio da CNTC.

portalfecomerciarios.org.br