O comerciário e o Sindicato – Parceria desde o início…
Assim como os caixeiros-viajantes, nossa jornada começou com pequenos passos, que transformaram inúmeras vidas ao longo deste tempo. As sementes foram plantadas por muitas mãos que edificaram uma árvore sólida e frondosa que abriga em sua sombra toda uma categoria de trabalhadores. Sombra essa que ao longo dos oitenta e sete anos de existência projeta para o futuro muito mais do que o extenso patrimônio material que construiu. Projeta também a certeza de que é possível realizar muito mais e com maior eficiência o trabalho sindical, em prol de uma categoria que faz a máquina do progresso girar, gerando a riqueza econômica de nossa cidade, de nosso estado e de nosso país. É no comércio e nas mãos dos comerciários que o mundo está alicerçado desde a mais remota era. É por eles que nosso trabalho acontece, é por eles que lutamos cada vez mais por sua valorização na sociedade.
A história conta que…
O espírito idealista de um grupo pioneiro, formado por comerciários e outros jovens da comunidade, decidiu construir um espaço para o lazer dos trabalhadores locais. Assim, em 7 de Julho de 1920, nascia a Associação dos Empregados no Comércio de Ribeirão Preto (AEC), proporcionando atividades sociais e recreativas aos seus associados.
No rol das mudanças sociais e com a eclosão dos primeiros sindicatos trabalhistas, a associação cedeu lugar ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Ribeirão Preto e Região, fundado em 1º de dezembro de 1936, com o objetivo de defender os legítimos direitos trabalhistas, proporcionar o acesso ao lazer, ao entretenimento e à cultura.
Até hoje o Sincomerciários possui sócios AEC, ex-comerciários e trabalhadores de outras categorias que podem se associar e usufruir todos os benefícios da entidade.
Um Sindicato forte, pujante, com um sólido patrimônio material e moral, um espaço de apoio, acolhimento e defesa do trabalhador do comércio, tudo construído ao longo de oitenta anos, com muito suor e trabalho, sempre apoiado por uma categoria unida e participativa.