Regina Pessoti Zagretti - Presidente do Sincomerciários de Ribeirão Preto

Regina Pessoti Zagretti Presidente do Sincomerciários de Ribeirão Preto

Ribeirão acaba de entrar na Fase Amarela do Plano São Paulo e com isso desde o dia 08 de agosto houve a reabertura do comércio. É uma notícia que nos deixa alegres pois nossa categoria voltou ao trabalho e a ameaça do desemprego foi amenizada.
É momento de importante reflexão por parte da população, é momento de conscientização de toda a sociedade, pois temos muito a perder se houver a necessidade de retroceder e ter que fechar as lojas novamente.
Temos um contingente de trabalhadores que dependem dessa reabertura para manter o sustento de suas famílias.
Esse período de mais de 120 dias gerou muita insegurança e ansiedade quanto ao futuro, muitos tiveram seus contratos de trabalho reduzidos ou suspensos e muitos perderam seus empregos e se vêem agora desempregados e a reabertura é uma esperança de mudança neste triste quadro social.
Há muito com que se preocupar ainda, as medidas de segurança precisam ser obedecidas, os EPIs precisam fazer parte da rotina de trabalho e acima de tudo os empresários precisam ter em mente que o trabalhador é peça importante nessa engrenagem, precisa ser valorizado e protegido.
A Covid-19 não está no passado, ela está muito presente e todos os cuidados precisam ser tomados até que a vacina seja uma realidade, já perdemos mais de 100 mil pessoas e esse número irá aumentar de maneira considerável. Ainda não vencemos essa luta, mas podemos amenizar os estragos que ela tem trazido para a nossa sociedade.
Nos sindicalistas estamos muito atentos às demandas dos nossos representados e tem nos preocupado os filhos dos comerciários, que como não haverá a volta as aulas, nesse momento, os pais não tem onde deixar suas crianças, creches e escolas permanecem fechadas. Isso é um problema que iremos refletir junto aos empresários, para que encontremos alternativas de horários e medidas que atenuem essa preocupação.
Enfim, pedimos que a população faça sua parte e vá às compras com responsabilidade e conscientização. Todas as medidas estão valendo, o uso de mascaras, o distanciamento, a restrição de pessoas nas lojas e principalmente evitar saídas desnecessárias de pessoas com suspeita de gripe ou que pertençam ao grupo de risco. Todas as vidas são preciosas e são importantes.