28º Congresso Sindical Comerciário Aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro, em Praia Grande.

O evento contou com a coordenadoria-geral do presidente da Federação, Luiz Carlos Motta; coordenadoria-executiva do presidente do Sincomerciários de Bragança Paulista, João Peres Fuentes, e subcoordenadoria da presidente do Sincomerciários de Fernandópolis, Rosana Alarcon.

O Sincomerciários de Ribeirão Preto marcou presença com a presidente Regina Pessoti Zagretti, diretores e funcionários que participaram ativamente das palestras e dinâmicas.

“O congresso é de extrema importância para nos dirigentes sindicais, pois através do conhecimento e aprimoramento podemos atuar de forma maias eficiente nas lutas pela categoria”, ressalta a presidente Regina.

No final do congresso foi apresentado o PLANO DE LUTAS COMERCIÁRIAS que direcionara a pauta de trabalho para a categoria comerciária de Estado de São Paulo.

1) Implementar em toda a base sindical comerciária paulista as decisões setoriais que integram o Projeto Fênix.

2) Incrementar as campanhas de sindicalização permanentes com a valorização das ações sindicais, do fornecimento de benefícios e do oferecimento de serviços prestados à categoria pelos Sindicatos Filiados.

3) Identificar nos quadros dos Sindicatos Filiados e nos locais de trabalho candidatos e candidatas aptos e dispostos a concorrerem às Eleições Municipais de 2024.

4) Criar agendas para as nove Regionais da Federação com o objetivo de promover uma espécie de intercâmbio entre as mesmas para estimular as trocas de ideias a fim de encontrar resoluções para problemas junto às questões comerciárias por meio de reuniões periódicas a serem feitas com os seus coordenadores.

5) Aprimorar os conhecimentos dos dirigentes sindicais comerciários paulistas principalmente diante do preparo necessário para obter subsídios efetivos sobre o setor do comércio a fim de assinar Campanhas Salariais Vitoriosas com o fortalecimento das Convenções Coletivas de Trabalho.

6) Unir forças para assegurar ao Sistema Confederativo participação efetiva nas decisões em tramitação acerca do anunciado novo Sistema Sindical.

7) Avançar no objetivo de instalar na base sindical comerciária paulista núcleos educativos voltados para a capacitação de dirigentes, assessores e funcionários dos 72 Sindicatos Filiados à Federação, com a possibilidade de fundarmos a nossa Universidade Sindical-Corporativa.

8) Acompanhar as matérias sindicais e trabalhistas em tramitação no Congresso Nacional na intenção de construirmos uma Força Comerciária Unitária para lutarmos, com o Deputado Federal, Luiz Carlos Motta, contra retrocessos às entidades sindicais e à classe trabalhadora.