15ª edição do “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida”

Lugar de mulher é onde ela quiser!

A 15ª edição do “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, foi um evento histórico que reuniu cerca de 4.000 comerciárias de todo o estado de São Paulo. Organizado com dedicação pela Fecomerciários, cada detalhe foi pensado para tornar esse momento especial e significativo.
O evento contou com a presença de 4.000 mulheres vindas de diversas partes do estado de São Paulo. Ribeirão Preto levou um ônibus com 60 comerciárias, e outras caravanas vieram de São Carlos, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Avaré, Matão, Lorena, Jundiaí, entre outras cidades. As trabalhadoras usufruíram de momentos de muita diversão, sol e companheirismo no maravilhoso Completo Ecoblue Acqua Park ao som de muita música ao vivo e com refeições deliciosas.
O presidente Motta marcou presença no evento e, com orgulho, apresentou as 12 Deliberações aprovadas, que servirão como diretrizes para fortalecer a atuação do sindicalismo comerciário paulista na defesa dos direitos das mulheres e na ampliação de sua visibilidade na sociedade. Ao seu lado, estiveram as presidentes e diretorias dos sindicatos filiados à Federação.
Veja as 12 deliberações que resultarão em diretrizes fundamentais para o fortalecimento das mulheres comerciárias em 2025:
  1. Fortalecer e ampliar as cláusulas femininas nas Convenções Coletivas de Trabalho e nas Negociações Coletivas.
  2. Lutar pela redução da jornada semanal de trabalho, sem redução salarial, beneficiando homens e mulheres de forma equânime.
  3. Combater os assédios moral e sexual, a discriminação racial, por orientação sexual e etária, a desigualdade de gênero e toda forma de violência contra a mulher.
  4. Intensificar ações que incentivem as mulheres a ocupar seu espaço de direito no sindicalismo, na política e no mercado de trabalho.
  5. Estimular a sindicalização feminina com a ampliação de benefícios específicos nos Sindicatos.
  6. Incrementar parcerias para a realização de cursos de qualificação profissional gratuitos.
  7. Estimular a geração de empregos formais para as mulheres, com direitos garantidos, pagamento de salários justos e promoção da inserção profissional de Pessoas com Deficiência e LGBTQI+.
  8. Trabalhar pelo fim das perseguições às grávidas e às mães que precisam levar seus filhos ao médico.
  9. Fomentar a instalação de creches para as mães comerciárias, com ampliação de horários e adequação ao expediente comercial.
  10. Criar políticas públicas que atendam as famílias sustentadas prioritária ou unicamente por mulheres.
  11. Concentrar esforços para zelar pela saúde mental e segurança das mulheres dentro e fora dos ambientes de trabalho.
  12. Garantir igualdade salarial e de benefícios entre gêneros: “Trabalho igual, salário igual”.
Em seu discurso, a presidente Regina destacou a importância da luta pelos direitos das mulheres e a urgência do combate a toda e qualquer forma de violência contra a mulher.
“Nosso desejo é que todas as mulheres sejam valorizadas, respeitadas e amadas, e que tenham seus direitos garantidos. Que possam celebrar sua força, diversidade e conquistas todos os dias, em todos os espaços da sociedade.”
Que essa mensagem de força e unidade inspire a transformação e o empoderamento feminino em todos os setores!
#MulherValorizada #ComerciáriaFortalecida #DiaInternacionalDaMulher
Criado Por: ComSuporteWeb