A Fecomerciários conta com um amplo e moderno espaço para oferecer assistência jurídica para os 72 Sindicatos Filiados.

Trata-se do Centro de Estudos Jurídicos situado em Campinas. A inauguração aconteceu no dia 27 de julho de 2017, sendo um imóvel próprio de 1.000m² e três pavimentos, com salas de reuniões e auditório completo para 150 pessoas, adquirido através do custeio sindical. Sua localização foi escolhida de forma estratégica, tendo em vista que o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região também fica em Campinas. É neste tribunal que corre os processos em segunda instância de 599 municípios Paulistas, perfazendo 95% do território do Estado.

CONGRESSOS
O espaço é destinado para treinamentos e cursos de qualificação para os advogados dos 72 Sindicatos Filiados à Fecomerciários e de seus dirigentes, além de abrigar as edições de 2017, 2018 e 2021 (este, no formato híbrido por conta da pandemia) do Congresso dos Advogados da entidade, realizado anualmente. A UGT-SP também já realizou o seu Congresso no espaço.

REUNIÕES E CURSOS
O local também já recebeu cursos variados como, por exemplo, sobre a reforma trabalhista ocorrida no Governo de Michel Temer em 2017. O Centro também abriga reuniões dos filiados da Fecomerciários, não se limitando a departamentos jurídicos. No último mês de dezembro, por exemplo, os Sindicatos Filiados estiveram presentes em Campinas para tratar do Projeto Fênix. Na ocasião aconteceram duas reuniões: na parte da manhã, departamento jurídico e, de tarde, área de comunicação.

Motta
O Presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, diz: “O Centro de Estudos Jurídicos foi construído com o objetivo de fortalecer nossas negociações coletivas e ampliar os debates sobre a legislação trabalhista. Diretores, advogados e advogadas contam com este órgão inédito no sindicalismo comerciário que, entre suas prioridades, tem a incumbência de promover o aperfeiçoamento intelectual e profissional dos seus frequentadores”. #DiaDiaComerciario