Deliberações para a categoria comerciaria neste 1º de Maio
Os mais de 3.500 participantes da quarta edição do 1º de Maio dos Comerciários aprovaram por unanimidade as dez deliberações no evento, realizado no 1º de maio, no Complexo Eco, mantido pela Fecomerciários na Estância Turística de Avaré, que irão nortear as lutas comerciárias em todo o Estado.
São elas:
1) Reafirmar as nossas reivindicações por emprego formal, salário com poder de compra, manutenção de direitos, segurança e saúde física e mental das trabalhadoras e dos trabalhadores; a saúde mental está precisando de atenção especial.
2) Estimular a participação das trabalhadoras e dos trabalhadores na composição das cláusulas das futuras Convenções Coletivas de Trabalho.
3) Criar um Grupo de Estudos para fortalecer as Convenções Coletivas de Trabalho para vocês, comerciários e práticos de farmácia, ganharem mais e também terem ganhos sociais.
4) Defender uma política de valorização permanente do Salário-Mínimo.
5) Lutar pelo avanço da igualdade salarial entre homens e mulheres.
6) Atuar conjuntamente pela correção da Tabela do Imposto de Renda, que está defasada há anos. Quem ganha menos tem que pagar menos impostos! Por isso, defendemos a isenção do pagamento do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000,00.
7) Fortalecer os Sindicatos e a categoria por meio de campanhas de sindicalização. Trabalhador sócio do Sindicato é Trabalhador Forte!
8) Lutar pela redução da jornada semanal de trabalho sem redução salarial.
9) Investir nas opções de lazer para a categoria que mais trabalha no Brasil.
10) Ampliar o exercício do Sindicalismo-Cidadão com a construção de casas a vocês, com preços acessíveis, instalar creches com horário de funcionamento diferenciado e promover cursos de qualificação gratuitos.