Sincomerciários empossa diretoria 2015 / 2020

A nova diretoria do Sincomerciários de Ribeirão Preto e Região foi empossada na quinta, 29 de outubro. A presidente reeleita Regina Pessoti Zagretti recebeu a credencial das mãos do presidente da Fecomerciários e da UGT/SP, Luiz Carlos Motta, durante cerimônia realizada no Clube de Campo da entidade. Motta também entregou as credenciais para vários diretores. Lá compareceram dirigentes de Sindicatos Filiados à Federação, de outras categorias profissionais, representantes patronais e autoridades políticas, como o vereador André Luiz da Silva. O mandato é de cinco anos e o quadro de diretores foi renovado em 30%.

Ao secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento, Tanielson W.C. Campos, Motta lamentou a ausência da prefeita Darcy Vera. O líder sindical observou: “Um evento deste porte pede a presença da prefeita municipal. Afinal, é a posse de uma diretoria de expressivo valor que representa 30 mil comerciários na região”.

Junto ao presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Paulo César G. Lopes, Motta focou suas observações na Campanha Salarial, que ainda não fechara. “Cerca de 40% dos Sindicatos Filiados à Fecomerciários já fecharam a Convenção, com INPC integral, e sem parcela. Queremos o mesmo aqui em Ribeirão. E sabemos que é possível atender as nossas reivindicações”. Vale ressaltar que os reajustes obtidos nas bases territoriais comerciárias se estendem de 9,88% a 10%.

Abençoada pelo Padre Daniel, a solenidade de posse exibiu, de início, um vídeo institucional comprovando que o custeio sindical arrecadado junto aos comerciários retorna a eles na forma de serviços e benefícios. “Somos bem estruturados. O patrimônio da nossa categoria abrange as mais diversas áreas de educação, saúde, cultura e lazer, entre outros. A ação sindical é atuante”, afirma a presidente Regina. Ela assegura que a diretoria eleita vai exercer esse novo mandato como uma continuação do anterior. “Foi um trabalho promissor em prol da categoria que representamos. Ao longo dos últimos cinco anos, ampliamos e melhoramos todos os serviços voltados para os comerciários, além do aumento significativo do patrimônio do Sincomerciários”.

Edson Ramos, do Sincomerciários de São Paulo, representou o presidente Ricardo Patah, também líder da UGT. O dirigente comerciário elogiou a presidente Regina, pela eleição com 98% dos votos válidos e pelo fato de ser secretária da Mulher na UGT. “As mulheres ocupam 60% dos postos de trabalho no comércio. Têm ocupado novos espaços. Meus parabéns. Regina seguirá à frente de uma diretoria que se renova com este mandato. E os comerciários, de um modo geral, vão deixando de ser coadjuvantes no movimento sindical para serem protagonistas. É o que se vê aqui em Ribeirão”.

Coragem e responsabilidade

Com a frase “Quem abandona a luta não poderá nunca saborear o gosto da vitória”, Motta deixou à diretoria empossada uma mensagem de coragem e comprometimento com a categoria diante dos desafios que se apresentarem. Ele, que nasceu em Ribeirão Preto, reafirmou sua satisfação em voltar à cidade. E, dentro da conjuntura nacional, criticou os ataques que os direitos dos trabalhadores e as entidades sindicais têm sofrido no Brasil. “Se há sujeira na política, por exemplo, cabe a nós elegermos pessoas do bem para representá-las com grandeza. O Sindicato é uma fonte de resistência que pode contribuir neste sentido e na preservação dos diretos dos trabalhadores, inclusive lançando candidatos”. O presidente encerrou suas palavras desejando um feliz 30 de Outubro, Dia do Comerciário, a todos.

O encerramento da solenidade foi marcado pelo pronunciamento da presidente Regina. Ela lembrou seu ineditismo: “Fui a primeira mulher, há cinco anos, a presidir o Sincomerciários de Ribeirão Preto, quando, em meu discurso de posse, as palavras que usei para definir o momento foram coragem e responsabilidade. Cumprimos”.

Regina citou passagens deste primeiro mandato e agradeceu seus companheiros e companheiras de jornada sindical. “Neste novo mandato a situação não será diferente. Serão mais desafios a serem vencidos com coragem e responsabilidade. O caminho foi e é espinhoso. Não somente pelo trabalho em si, mas também por eu ser mulher. Enfim, quero agradecer três líderes que fizeram a diferença nesta trajetória. O ex-presidente e atual vice Oscar Gonçalves; Luiz Carlos Motta, presidente da nossa Federação que sempre nos incentivou e apoiou; e Heraldo, meu esposo e amigo”.

Confira as fotos:

 

Criado Por: ComSuporteWeb