Entidades Sindicais levam reivindicações à vereadora Perla Muller

Aconteceu ontem, na sede do Sincomerciários, encontro especial reunindo dez entidades sindicais da cidade e a vereadora Perla Muller, com o propósito de apresentar reivindicações sobre variadas demandas.
O grupo reivindicou reunião junto ao prefeito Ricardo Silva uma agenda no sentido de trazer para a cidade uma Secretaria de Emprego e Renda, com verbas próprias, visando organizar a vida do trabalhador, incluindo Mutirões de Empregabilidade. Discutiu-se, nesse âmbito, uma aproximação entre sindicatos e escolas de Ensino Médio e Universidades, que se dará a partir do próximo ano.

As entidades defenderam uma participação ativa da prefeitura na organização do 1° de Maio 2026; que o evento seja realizado em local com maior acessibilidade, como o Parque Maurício Biagi, além da presença de uma ambulância (SAMU) e com apoio da Guarda Municipal.
Foi solicitado também a disponibilização de ônibus para transporte da Banda Marcial por ocasião dos eventos do Dia das crianças e outubro Rosa, que serão realizados no dia 12/10, no Clube dos Comerciários, organizado pela União Sindical, grupo com mais 18 sindicatos.

Além dessa pauta em comum, todas as entidades fizeram questionamentos em relação à fiscalização municipal, exigindo ações mais firmes e tratamento igualitário por parte dos órgãos fiscalizadores, o que, segundo os relatos, não vem ocorrendo.
Na oportunidade foi discutida também a proposta de uma aproximação dos sindicatos com as escolas de Ensino Médio e com as Universidades.
Ficou agendada para o dia 04 de setembro, na sede do Sincomerciários, reunião com o gerente regional do INSS, Lucas Gregorutti Pavanelo para tratar sobre Previdência, Aposentadoria e Acidente do Trabalho/ preenchimento de CAT.

Na oportunidade foi aplaudida iniciativa do Professor Calef , do IFSP, de oferecer cursos voltados para a empregabilidade, para jovens de baixa renda. Inicialmente previstos cursos de vendedor(a)e camareiro(a), que serão ampliados para outras funções. Os mesmos serão realizados nas comunidades por líderes locais. Os professores e materiais serão disponibilizados pelo IFSP.

Para a presidente Regina Pessoti, a reunião foi “uma oportunidade ímpar para buscar encaminhamentos efetivos para importantes demandas das entidades”.