USP de Ribeirão Preto instala primeiro fotômetro de massa do Brasil
Equipamento amplia capacidade de compreender o comportamento de moléculas e pode ajudar a acelerar pesquisas em vacinas, diagnósticos e novos medicamentos.

O Departamento de Física da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto inaugurou o primeiro fotômetro de massa a laser do Brasil, um equipamento capaz de pesar moléculas em uma escala bilionésima. A tecnologia deve impulsionar pesquisas em áreas como saúde, além de auxiliar no desenvolvimento de vacinas e diagnósticos.
Com o microscópio, é possível ampliar em até um bilhão de vezes o que é invisível a olho nu. A técnica foi desenvolvida pela Universidade de Oxford.
As imagens geradas pelo equipamento mostram pequenas bolinhas. Quanto mais escuras, mais pesadas são as moléculas. O fotômetro é capaz de calcular sozinho a quantidade de moléculas iguais e realiza análises e contas complexas de forma automática.
O equipamento foi instalado em uma central multiusuários e pode ser usado por pesquisadores e empresas por meio do site uspmulti.prp.usp.br.
“Esse equipamento está instalado em uma central multiusuários, ele é aberto para uso de pesquisas cientificas, tecnológicas e informação de pessoas que estão nas universidades, mas também de outros sensos de pesquisa e de empresas”, afirma o professor Antônio José da Costa Filho, responsável por viabilizar a aquisição.